Crédito para financiamento de veículos atinge 200,9 bilhões em janeiro


O saldo total de crédito para aquisição de automóveis fechou o mês de janeiro em R$ 200,9 bilhões, crescimento de 8% em comparação com igual período do ano passado. O total de crescimento de crédito do Sistema Financeiro Nacional foi de 18,4% no mesmo período, evidenciando uma moderação na evolução da aquisição de automóveis pelas pessoas físicas por meio de financiamentos. Os números foram divulgados no boletim mensal da ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).

“O cenário atual segue a tendência histórica de moderação de vendas de veículos nos primeiros meses do ano, em que menos pessoas buscam adquirir o bem entre os meses de janeiro e fevereiro”, avalia o presidente da ANEF, Décio Carbonari.

Inadimplência

Em alta desde o ano passado, o saldo de inadimplência no CDC de Veículos para Pessoa Física, acima de 90 dias, apresentou a marca de 5,3% em janeiro deste ano, um aumento de 2,7 pontos percentuais frente ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Anef, os números referentes a janeiro ainda seguem a tendência registrada em 2011, no entanto, é cedo para afirmar como será 2012. “O aumento da inadimplência não é positivo, mas a situação segue sob controle. Além disso, baseado no cenário de retomada da atividade econômica e crescimento da renda média do brasileiro, o índice deve baixar nos próximos meses”, avalia Carbonari.

Taxa de Juros e Planos de Financiamentos

A taxa de juros teve ligeira queda, fechando em 2% ao mês. Nos novos contratos, os planos de financiamento fecharam com a média de 41 meses, três meses a menos que o registrado um ano atrás. O prazo máximo oferecido permanece em 60 meses.

Fundada em 1993, a ANEF representa as suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações tanto à imprensa quanto aos consumidores em geral sobre as modalidades de financiamentos – CDC (Crédito Diretor ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio –, nos segmentos automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade representa, hoje, 14 marcas e suas respectivas estruturas de serviços de financiamento, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva.

Contatos para a imprensa

Printer Press Comunicação Corporativa – Assessoria de Imprensa da Anef
GREGÓRIO RUSSO (gregorio@printerpress.com.br) – (11) 5582-1619
FELIPE GUIMARÃES (felipe@printerpress.com.br) – (11) 5582-1603
MARÇO/2012

Relações

A ANEF se relaciona com outras entidades de classe, associações de diversos segmentos, órgãos governamentais, autoridades e instituições de ensino, promovendo eventos e discussões de assuntos de interesse comum e disponibilizando informações gerais sobre o mercado. Dessa forma, a ANEF estreita cada vez mais a relação entre as suas associadas e essas entidades.

ANEF
Localização
  • Alameda dos Maracatins, 992

  •        Torre B, 11º Andar, Conjs.112/114
           04089-001 São Paulo - SP
           

  • (11) 5531-7314

Contato