Vendas a prazo correspondem a 62% do total de veículos vendidos no primeiro trimestre de 2010


Nos primeiros três meses do ano, o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) foi a modalidade mais utilizada pelos consumidores para a aquisição financiada de veículos e comerciais leves, representando 40% do total de veículos comercializados no período de acordo com levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). As vendas a prazo por meio de Leasing correspondem a 16%, o consórcio por 6% e as vendas à vista ficaram em 38%.

No segmento de veículos comerciais (caminhões e ônibus) vendidos no primeiro trimestre do ano, 71% foram por Finame, 9% por CDC, 7% por Leasing (incluso Finame Leasing), 2% ocorreram por meio de Consórcio e 11% foram à vista. No setor de motocicletas, 49% das vendas equivalem ao CDC, 29% correspondem ao Consórcio, 1% foram por Leasing e 21% à vista.

Crédito

O estudo da entidade também apurou que o saldo do crédito das carteiras de Leasing e CDC para a compra financiada de automóveis pelas pessoas físicas soma em março R$ 163,1 bilhões, um crescimento de 12,4% em relação a março de 2009, quando registrou R$ 145 bilhões. Se analisadas separadamente, as operações de CDC tiveram um incremento de 25,2%, passando de R$ 81,4 bilhões em março de 2009, para R$ 101,9 bilhões em março deste ano. Já a carteira de Leasing apresentou uma leve retração de 3,9%, saindo de R$ 63,6 bilhões em março do ano passado para R$ 61,2 bilhões no mesmo período deste ano.

“O setor vem evoluindo dentro do projetado e reflete diretamente o crescimento da indústria automobilística. Estamos atendendo a demanda do mercado de crédito para financiamento de automóveis. Se o cenário não se alterar, deveremos atingir a nossa meta e as carteiras de Leasing e CDC deverão encerrar 2010 com crescimento de 10% a 15% sobre os volumes de 2009, com saldo da carteira entre R$ 173 bilhões e R$ 180 bilhões”, avalia o presidente da Anef, Décio Carbonari de Almeida.

A taxa média de juros praticada pelos bancos das montadoras associados à Anef encerrou março em 1,40% ao mês (18,16% ao ano), ante 1,63% ao mês (21,41% ao ano) registrado no mesmo período de 2009. Em comparação a fevereiro de 2010, a taxa se mantém estável.

O levantamento da Anef também aponta queda na inadimplência acima de 90 dias para as operações de CDC. O índice ficou em 4% em março contra 5% no mesmo mês do ano passado. Outro ponto é que os planos médios para financiamento de veículos, em março, foram de 43 meses frente a 40 meses do mesmo mês do ano anterior.

Fundada em 1993, a ANEF representa as suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações tanto à imprensa quanto aos consumidores em geral sobre as modalidades de financiamentos – CDC (Crédito Diretor ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio –, nos segmentos automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade representa, hoje, 14 marcas e suas respectivas estruturas de serviços de financiamento, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva.

PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

CÍNTIA BECHIOLLI (cintia@printerpress.com.br) – (11) 5582-1605
MICHELLE ITO (michelle@printerpress.com.br) – (11) 5582-1606
NATÁLIA DIAS (natalia@printerpress.com.br) – (11) 5582-1607
FÁBIO SANTOS (fabiosantos@printerpress.com.br) – (11) 5582-1620
MAIO/2010

Relações

A ANEF se relaciona com outras entidades de classe, associações de diversos segmentos, órgãos governamentais, autoridades e instituições de ensino, promovendo eventos e discussões de assuntos de interesse comum e disponibilizando informações gerais sobre o mercado. Dessa forma, a ANEF estreita cada vez mais a relação entre as suas associadas e essas entidades.

ANEF
Localização
  • Alameda dos Maracatins, 992

  •        Torre B, 11º Andar, Conjs.112/114
           04089-001 São Paulo - SP
           

  • (11) 5531-7314

Contato